O Espaço Escolar

Área externa do CEPA.

Localização do Colégio Estadual Polivalente: O Colégio Estadual Polivalente de Alagoinhas (CEPA) está localizada em um dos bairros mais populosos da cidade - Silva Jardim - próximo a duas outras escolas públicas, Escola Estadual da Polícia Militar e Escola Estadual Maria José Bastos. À frente da escola, encontra-se um bar chamado Hora Marcada,  mas não foi constatado consumo de álcool ou mesmo acesso ao interior do bar por nenhum dos alunos durante o período de observação. 

Quadra poliesportiva do CEPA
 Área de Lazer: A área de lazer da Escola Estadual Polivalente de Alagoinhas é pouco atrativa, principalmente durante a noite. Possui uma quadra poliesportiva em condições precárias, mas ainsda em uso por alunos da instituição  Existem duas formas de acesso ao interior da escola. Primeira, através de um portão pequeno, mais interno, que geralmente fica fechado. Segunda, através de outro portão maior que permite o acesso tanto dos alunos quanto de veículos. Há controle de entrada e saída de pessoas por dois vigilantes. 




Diretoria, secretaria e salas dos docentes: Existem dois acessos à sala da vice-diretora: uma porta localizada na sala de espera leva diretamente a sua sala e outra, também na sala de espera, leva tanto à secretaria, sala dos professores e diretoria. Durante a observação, constatou-se que o acesso mais utilizado é o primeiro por ser mais prático. Portanto, a sala do diretor e vice-diretores tem acesso direto aos alunos e professores. Na sala dos professores encontram-se uma ampla mesa, bebedouro e aparelho de TV. O relacionamento entre os docentes demonstrou haver cumplicidade e respeito profissional.




Salas de aula: A escola é composta por 16 salas de aula, sendo que uma delas está desativada devido a problemas estruturais. Foram projetadas para acomodar um aluno a cada metro quadrado (m2). Porém, de acordo com a vice-diretora a quantidade de alunos matriculados na escola excede a capacidade suportada pelas salas. O problema somente é amenizado no decorrer do ano letivo com o aumento do índice de evasão escolar. As salas estão bem iluminadas, principalmente aquelas localizadas na área traseira. Cada uma delas possui um suporte para TVs pen-drive que ainda não foram instaladas, apesar de a escola já possuir os aparelhos. As carteiras encontradas em todas as salas são do tipo convencional, pouco confortável. A acústica da sala é adequada, mas há a interferência do barulho proveniente de outras turmas. 

Salas de aula do CEPA

Laboratórios, auditório e biblioteca: O laboratório destinado às aulas de Biologia e Química tem um espaço amplo e organizado com mesas bem estruturadas e bem distribuídas. Possui equipamentos e vidrarias que satisfazem à prática das disciplinas a depender da atividade realizada. Não possui exemplares de animais e plantas conservadas para possível uso durante as aulas. O laboratório de informática possui dez (10) computadores aparentemente obsoletos distribuídos em um espaço mínimo. Geralmente, é pouco visitado pelos alunos e não há acesso à Internet.  O auditório é caracterizado por um espaço amplo. A biblioteca não possui um amplo espaço. Está equipada por duas mesas contendo quatro cadeiras em cada uma delas. Possui uma quantidade considerável de livros, sendo que alguns estão organizados em estantes e, outros, aparentemente novos, encontram-se empilhados sobre uma bancada. Não foi observada uma organização apropriada a uma biblioteca  


Laboratório de Ciências do CEPA