A Turma



Relação dos alunos entre si: A turma avaliada é relativamente grande, contendo 34 alunos, todos com freqüência ativa. Naturalmente, grupos eram formados havendo cumplicidade entre os alunos que faziam parte dele. Porém, quando se tratava de grupos independentes não foi observada cumplicidade entre eles. Os alunos demonstraram não estar habituados a trabalhar em grupo, dando sempre preferência aos trabalhos individuais. Não se pode afirmar que havia individualismo entre eles, já que durante a correção das atividades observou-se que muitas delas eram cópias idênticas.

Relação da idade/série: A turma é composta por alunos entre 15 e 18 anos sendo que a maioria corresponde à faixa etária exigida para estar no ensino médio. A maioria demonstrou maturidade e responsabilidade ao cumprir prazos exigidos para entrega de atividades e comportamento em sala de aula. 

Relação dos alunos com a professora: Durante o período de regência foi observada uma relação de cumplicidade entre professora/regente e alunos. A regente estabelece uma relação de respeito, amizade e compreensão com a turma, além de demonstrar perceber  as dificuldades individuais de cada aluno que normalmente os acometem durante o processo de ensino/aprendizagem.
Nível cognitivo: Apesar de haver um interesse explícito dos alunos em desenvolver as atividades solicitadas pelo professor observou-se que o nível de aprendizado dos alunos ainda é relativamente baixo. Foi observado que existe uma resistência dos alunos em aprender ciência por julgarem uma disciplina complicada. Este fator ímpar torna-se crítico no processo de ensino/aprendizagem, uma vez que os alunos se sentem pouco entusiasmados em querer aprender aquilo que é transferido pelo professor em sala de aula.  Durante a regência, esta impressão a respeito da dificuldade existente em Biologia foi sendo dissipada a partir da metodologia baseada na exibição de vídeos, aplicação do lúdico, e uso dos insumos que a escola oferece como TV pen-drive e datashow.