Observações Gerais

O Estágio...
Lá vou eu, huhuhu...


O tempo de experiência vivido em sala de aula me possibilitou enxergar o quanto é importante o papel do professor associado ao valor que se deve atribuir a este profissional. A regência me fez enxergar que a minha função não deve estar limitada a apenas transferir o   conhecimento para os meus alunos, devo principalmente saber detectar suas dificuldades e de alguma maneira ajudá-los a superá-las. Descobri que abandonar a roupagem ligada à hierarquia e entregar-se à reciprocidade do "ensinar aprendendo" é o melhor caminho para estar mais próxima da realidade que os cerca.  


A Escola...

Colégio Estadual Polivalente de Alagoinhas


Durante todo o estágio, foi observado que a Escola Polivalente dispõe de um espaço físico amplo. Porém, elementos que fazem parte da sua estrutura holística necessitam de reajustes que possibilitem a reconfiguração dos espaços para que haja um maior aproveitamento e ampliação da qualidade de caráter estético, como biblioteca, laboratório de Ciências e Informática. Este é um problema que interfere diretamente na qualidade do ensino. Observou-se que a assistência oferecida pela direção é adequada, havendo um empenho em manter a instituição de ensino em equilíbrio e coerência em relação a sua função de educar.


A Turma...

A turma demonstrou empenho relacionado à resolução de atividades, mas ainda não desenvolveu o senso crítico exigido como elemento essencial pelo processo de aprendizagem. Ainda mantém em mente que aprender Biologia é simplesmente mentalizar conceitos e nomes específicos à disciplina. Durante o tempo de regência houve uma tentativa de fazer com que os alunos desejassem aprender ciência de uma forma simples e atrativa, através de algumas atividades lúdicas aplicadas. Porém, torna-se praticamente impossível usar o pouco tempo que se tem em sala para realizar o lúdico e cumprir ao mesmo tempo o cronograma exigido pela escola. O fato de alunos de ensino médio estarem em fase de preparação para o vestibular bitola não apenas os próprios alunos que têm ânsia de aprender de forma mecânica, bem como o corpo docente escolar.


A Professora Orientadora de Estágio Supervisionado II ...

- Estou de olho em vocês...

A universidade é o palco de formação utilizado pelos discentes que desejam ingressar em uma carreira profissional sólida e confiante e a qualidade e capacidade intelectual dos mestres que são oferecidos pela instituição certamente é apontado como o grande diferencial. A Professora Cláudia Regina, responsável pela disciplina Estagio Supervisionado II, demonstrou estar enquadrada adequadamente neste aspecto. Sua capacidade intelectual, participativa e avaliativa, bem como a maneira amorosa que lidar com sua profissão de prática de ensino de Biologia é contagiante. O suporte oferecido não permite em momento algum que o discente inexperiente sinta-se perdido durante sua prática de ensino.