Introdução

... um olhar sobre o futuro!



O Estágio supervisionado é o primeiro contato que o aluno-professor tem com o seu futuro campo de atuação. Esta prática tem por função proporcionar ao acadêmico as implicações práticas da profissão permitindo que o mesmo estabeleça relações que são essenciais entre educador-educando. O caráter complementar, ou mesmo suplementar, conferido à Prática de Ensino/Estágio Supervisionado ou ainda, uma teoria colocada no início dos cursos e uma prática colocada ao final deles sob a forma de Estagio Supervisionado constituem a maior evidência da dicotomia existente entre teoria e prática (FAZENDA, 1991). Observa-se a existência de uma absurda disparidade que separa a teoria da prática, colocando-as em duas extremidades opostas, mas simultaneamente complementares. Esta dicotomia interfere diretamente na prática do ensino de Biologia, assim como em outras disciplinas do componente curricular. 

Segundo Krasilchik (2008), no estágio atual do ensino brasileiro, a configuração do currículo escolar dos ensinos médio e fundamental deve ser objeto de estudo de intensos debates, para que a escola possa desempenhar adequadamente seu papel na formação de cidadãos. O saber ensinar está diretamente ligado a esta questão. E o estágio supervisionado surge exatamente para fechar as possíveis lacunas que ainda existem na prática do ensino brasileiro.  

A Biologia é uma disciplina de interesse coletivo que busca contribuir para a formação de pessoas capazes de compreender e aprofundar sobre conceitos e processos biológicos ligados à tecnologia e ciência moderna. Assim, o ensinar Biologia deve ser feito por profissionais extremamente capacitados com senso crítico apurado e com vontade de realizar um trabalho de natureza meramente atrativa, assim, tornando a Biologia uma das disciplinas mais relevantes e merecedoras de atenção dos alunos. 

O presente relatório visa descrever detalhadamente o período de regência na Escola Estadual Polivalente de Alagoinhas, compreendido entre 22 de Abril a 20 de Julho de 2010, às terças e quintas-feiras, com carga horária equivalente a 20 h, em uma turma que pertence ao segundo ano do ensino médio, ensino regular. A escola encontra-se atualmente sob a coordenação da diretora Glória Cristina e vice-diretora, no período vespertino, Rosana dos Santos. A turma pertence à professora Celúcia Acácia, que gentilmente a cedeu durante o período citado.